Eventos Corporativos: Dicas e Soluções

Marketing de Eventos: Como Aplicar em Viagens Corporativas

By 27/10/2023 No Comments

Eventos corporativos são oportunidades incríveis para empresas alcançarem grandes objetivos, envolvendo parceiros e clientes. Mas entender os principais conceitos sobre o marketing de eventos é fundamental para abraçar esta oportunidade.

Entenda os motivos!

Neste conteúdo, você vai conhecer os principais conceitos envolvidos no tema, incluindo:

  • O que é marketing de eventos e seus principais objetivos;
  • As principais estratégias para garantir o sucesso do seu evento.

Ao final, oferecemos uma ótima solução para você que precisa de apoio para planejar e organizar seus eventos corporativos.

Dê uma olhada!

O que é o marketing de eventos?

 

O termo “marketing de eventos” é bastante amplo. Ele costuma abraçar dois significados que são diferentes, mas se encontram. Pode representar:

  • Tanto as estratégias para promover uma marca, produto ou serviço com envolvimento pessoal e em tempo real (através dos eventos);
  • Quanto o conjunto de técnicas e ferramentas para promover esses eventos.

Não importa qual seja o seu foco no momento de se utilizar o termo, os conteúdos acabam se esbarrando no mesmo objetivo: encontrar estratégias para garantir o sucesso de eventos.

Ultimamente, o assunto tem ganhado mais relevância, em função de sua necessidade no mundo corporativo. De acordo com a americana CVent, as empresas costumam deslocar de 20% a 50% do seu orçamento publicitário com experiências de marca.

Entre essas experiências, os eventos corporativos predominam e reforçam a necessidade de estratégias para garantir que o investimento seja bem utilizado.

A importância do marketing de eventos para o sucesso de uma experiência

 

Quando focamos no impacto do marketing de eventos, precisamos primeiro apontar o quão importantes os eventos em si podem ser para uma organização.

Tudo parte da lógica de que todo evento é uma grande oportunidade para atingir um objetivo da sua organização. Este objetivo pode ser:

  • Aumentar o conhecimento da sua marca;
  • Promover um produto;
  • Envolver seus clientes;
  • Educar seus clientes e o próprio mercado;
  • E até mesmo contribuir para as vendas.

Definido este objetivo, surge o momento da organização do evento. É quando o marketing de eventos ajuda você a antecipar riscos e traçar os melhores objetivos, públicos e estratégias.

 

Como garantir o sucesso do seu evento

 

A partir daqui, iremos te recomendar as principais ferramentas e estratégias que são utilizadas por profissionais de marketing em eventos:

Defina seu público-alvo

 

A segmentação te auxilia a concentrar seus recursos apenas nas pessoas que são de interesse da organização. E, para segmentar bem suas ações, é fundamental definir um público-alvo.

Existem diversas estratégias para descobrir o público ideal para um evento. Podem ser pessoas que já consumam os produtos ou serviços da sua marca, que tem o perfil procurado para serem pioneiros no uso de seus novos produtos e até mesmo o público que tenha entregado mais resultados em seus encontros anteriores.

Cada evento pode ter seu público, obtendo deles informações como:

  • Dados demográficos: onde estão?
  • Comportamento: o que consomem e quais ambientes frequentam?
  • Dados psicográficos: qual é o estilo de vida deles, e como os valores e atitudes afetam este estilo?

A partir dessas informações, você consegue encontrar as principais necessidades e desejos desse público. E serão estas as informações fundamentais para organizar seu evento, inclusive na escolha do espaço.

Planejamento estratégico

 

De maneira diferente a um planejamento habitual, o planejamento estratégico antecipa o futuro da empresa e como o evento pode contribuir neste futuro.

Dentro do marketing de eventos, o planejamento estratégico é a etapa em que você define:

  • Os objetivos do evento;
  • O orçamento disponível e ideal;
  • E, principalmente, o cronograma de ações.

Defina quem serão os responsáveis e os prazos de entrega o quanto antes para obter os melhores resultados possíveis.

 

Estratégias de divulgação

 

É comum que o marketing de eventos seja associado apenas à etapa de divulgação, mas na verdade esta parte é apenas uma das inúmeras partes envolvidas no planejamento de um evento.

Apesar disso, não é – nem de longe – uma etapa desnecessária. São justamente as estratégias de divulgação que garantem que seu público descubra que o evento vai acontecer, o que ele vai oferecer, quem vai participar, e todas as outras informações fundamentais para a disseminação de seu encontro.

Entre os principais meios de divulgação utilizados no marketing de eventos, estão:

  • A variedade de canais: abraçando anúncios (físicos ou digitais), e-mail e redes sociais;
  • Criação de conteúdo: sempre relevante e associado aos valores do evento;
  • Parcerias: especialmente com influenciadores que têm afinidade com seu público-alvo;
  • E o uso das redes de contato (da organização) para encontrar os patrocinadores do evento.

 

Destacamos que não existe fórmula mágica: cada tipo de evento possui o seu próprio conjunto de meios de divulgação.

O marketing de eventos também requer um equilíbrio entre mídia tradicional e mídia on-line

 

A mídia tradicional e a mídia on-line precisam ser balanceadas nas ações de divulgação:

  • As mídias tradicionais são os meios de comunicação físicos como jornais, revistas e panfletos, incluindo também o rádio e a televisão;
  • E as mídias on-line (ou digitais) envolvem especialmente as redes sociais e aplicativos de mensagens, mas também incluem sites, blogs e banners digitais.

As digitais são de menor custo e têm maior alcance com públicos jovens, porém, não atingem certos públicos como as tradicionais.

Dentro do marketing de eventos, a proporção do investimento depende principalmente do público-alvo. Além disso, alguns investimentos em mídia tradicional acontecem dentro do próprio evento e não apenas durante a fase de divulgação: é o caso dos brindes.

Pós-produção e métricas de sucesso

 

Existem diversas ferramentas e técnicas utilizadas para mensurar os resultados dentro do marketing de eventos. Entre elas estão:

  • Número de inscritos no evento;
  • Venda de ingressos;
  • Alcance nas redes sociais;
  • Vendas;
  • E até mesmo o número de potenciais clientes adquiridos.

Estes dados definem se o evento atingiu seu objetivo e permitem criar um relacionamento mais duradouro com seu público.

É comum que eventos corporativos permitam que você consiga o contato de possíveis clientes e estreite esse relacionamento enviando um link para pesquisa de satisfação sobre o evento.

Como a Voetur Turismo pode ajudar o seu negócio quando o assunto é marketing de eventos

 

Entender sobre marketing de eventos é essencial tanto para dar visibilidade a eles, como mensurar seus resultados. Tal conhecimento envolve uma infinidade de técnicas, ferramentas e estratégias. Isso inclui conhecer o público de cada um de seus eventos e definir as melhores formas de medir seu sucesso.

O melhor caminho é desenvolver uma equipe especializada na organização dos eventos da empresa. Outra solução é a contratação de empresas especializadas em eventos corporativos — como a Voetur Turismo!

E o que podemos fazer para você?

  • Atuação 360º no segmento de eventos corporativos;
  • Consultoria desde a criação do briefing, passando pela análise do ROI e seleção de fornecedores;
  • E desenvolvemos todas as etapas de comunicação, desde a criação da identidade visual, aplicativos e cenografia.

Conheça aqui todas as nossas soluções.

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